Configurando restrições de acesso em usuários

Se você trabalha com uma grande equipe, com mais de uma filial ou frentes de trabalho e deseja dividir tarefas, este artigo pode ser de grande valor para você. Além da definição de permissões individuais ou em grupo (que se refere a recursos e funções que cada usuário pode desempenhar), você pode configurar restrições de acesso em usuários. As restrições se referem à quando e o que cada usuário poderá acessar, é como se você limitasse o usuário á um "sub-mundo" dentro de sua corretora e apenas em horários específicos.

A configuração de restrições de acesso em usuários é SEMPRE feita de maneira individual. Ou seja, em cada usuário, será necessário que você faça essa configuração conforme a preferência de sua corretora. Neste artigo, ensinaremos:

  1. Como configurar dias e horário de acesso ao sistema no usuário (quando);
  2. Como configurar restrição de acesso à conteúdo no usuário (o que);
Atenção: todas as instruções neste artigo se dão ao acessar "Configurações -> Usuário -> Editar (no usuário desejado) -> Aba: Restrição de acesso".


1) Configurando horário de acesso ao sistema (quando)

Caso você não queira restringir o acesso e permitir que o usuário acesse o sistema em qualquer dia e horário, basta não habilitar esta restrição de acesso. Caso você queira restringir o acesso ao sistema no usuário, siga as seguintes instruções: 

1.1) Habilite restrição de acesso ao sistema para o usuário


1.2) Configure os dias e horário que o usuário poderá acessar o sistema (segue um exemplo)


* No exemplo acima, o usuário poderá acessar o sistema apenas nos dias úteis (segunda a sexta) das 9hs da manhã as 5hs da tarde e no sábado das 9hs da manhã ao meio dia. Caso o usuário tente acessar o sistema em um Domingo ou Feriado (por exemplo), ele será impedido e uma mensagem de erro aparecerá:


1.3) Configure os feriados aplicáveis (se necessário)

Para que o sistema entenda os dias que são feriados, será necessário que você acesse "Configurações -> Feriados" e configure os dias que serão feriados ou dias de folga que não haverá expediente em sua corretora.

1.4) Salve as alterações





2) Configurando restrição de acesso à conteúdo no usuário (o que)

Existem 4 tipos de restrição de acesso à conteúdo:

  • CARTEIRA - Acesso às tabelas de metas, desempenho, funil de vendas e carteira;
  • FLUXO DE TRABALHO - Acesso às listas do Fluxo de trabalho (cotações, orçamentos, propostas, pós-venda, etc;
  • SEGURADOS - Acesso à tabela, busca, informações, lista de processos e aniversariantes dos segurados;
  • PROCESSOS - Acesso ao interior dos processos (perfil, orçamento, proposta, apólice), listagem de processos e apólices, etc;
Atenção: aqui você está definindo o que o usuário poderá acessar, entretanto, caso o usuário não tenha a permissão para utilizar a função/recurso, seu acesso será limitado da mesma maneira.

Em cada um dos tipos de restrição acima, você poderá definir uma das 3 regras possíveis:

  • ILIMITADO - Acesso irrestrito 
  • LIMITADO - Acesso restrito apenas ao que o respectivo usuário tiver criado ou for responsável
  • GRUPO DE TRABALHO - Acesso restrito apenas ao que os usuários do grupo de trabalho tiverem criado ou forem responsáveis.
    * Vale ressaltar que se o grupo de trabalho tiver sub-grupos, o usuário no grupo-pai terá acesso aos sub-grupos filhos também.
    * Além disso, se você selecionar grupo de trabalho em uma das opções, lembre-se de definir à qual grupo este usuário pertente.
Atenção: você pode criar seus grupos de trabalhos e definir a hierarquia em "Configurações -> Grupos de trabalho".


 Isso significa que em cada usuário você poderá fazer múltiplas combinações de configuração, seguem alguns exemplos:

  • Para um funcionário independente (que realizará todo o processo de venda sozinho), você poderá limita-lo à sí mesmo, deixando-o com a regra "LIMITADO" nos 4 tipos de restrição;
  • Para um gerente (que estará supervisionando um grupo de funcionários), você poderá restringi-lo em seu "GRUPO DE TRABALHO" nos 4 tipos de restrição;
  • Para uma equipe de trabalho que compartilhará acesso aos segurados e processos, você poderá restringi-los em "GRUPO DE TRABALHO" nos tipos "SEGURADO e PROCESSOS", mas restringidos em "LIMITADO" em "CARTEIRA e FLUXO DE TRABALHO", para que vejam apenas os resultados de seus próprios processos.

Com este conjunto de regras e tipos, você poderá limitar o acesso às informações das mais variadas maneiras. Em casos de dúvidas, faça testes com seu usuário e busque sua configuração ideal.

Após realizar a configuração, salve as alterações e teste usando a opção "Logar como".