Realizando um endosso

Atenção: este artigo ensina como realizar endossos de alteração em alguma apólice, para endossos de cancelamento de apólice, acesse o nosso artigo: "Cancelando uma apólice". 
Atenção: Antes de aprender a realizar um endosso no sistema, é importante que você já tenha entendido a estrutura de um processo.  

1) Encontre / Abra o processo

O endosso só pode ser informado no sistema quando você já tiver uma apólice vigente em um processo. Por este motivo, o primeiro passo ao se realizar um endosso, é abrir o processo que contém a apólice que você deseja endossar. A melhor maneira de se encontrar um processo, é buscando pelo segurado no campo superior de busca e posteriormente clicando em "Processos". Fazendo isto, você listará todos os processos que estão vinculados ao segurado que você buscou.


2) Crie um perfil de endosso

Assim que você abrir o processo, acesse a aba "Perfis", depois a aba "Perfil" e então selecione "Endosso" no tipo do perfil.



Dica: Aconselhamos que neste momento, no campo "Nome do perfil" você especifique que o novo perfil que será criado é um Endosso e possivelmente o motivo. Exemplos: "Endosso - alteração de endereço". 

Atenção: se você abriu um processo sem uma apólice vigente, você não conseguirá criar o endosso no processo.

Supondo que este é um endosso de alteração de endereço, você irá nos campos do endereço e fará as alterações para o novo endereço do segurado. Vale ressaltar que como você estará gerando um novo perfil, um perfil anterior servirá também como histórico, pois o mesmo permanecerá com o endereço antigo.

Assim que terminar de realizar as alterações no perfil, clique em "Gerar novo perfil".


3) Siga o fluxo do processo

Pronto! Agora que você criou o perfil, basta seguir o fluxo do processo, que são as etapas seguintes, assim como se fosse um seguro novo ou renovação. Isso significa que para efetivar este endosso, você ainda deverá criar um orçamento, alimentar uma proposta e informar uma apólice.

Ao terminar o fluxo, dentro do processo você verá algo similar a imagem a seguir: