Entendendo a estrutura de um processo

Este artigo é essencial para que você entenda o funcionamento da plataforma da SetupSolutions. Antes de ir a fundo neste artigo, é importante que você já tenha criado um novo segurado e um novo processo.

Assim que você estiver na tela do processo, você iniciará um processo de venda, o qual é basicamente dividido nas seguintes etapas:

  • Perfil: coleta dos dados necessários para se realizar um orçamento.
  • Orçamento: criação do orçamento que será apresentado ao cliente e negociação.
  • Proposta: cadastro de proposta emitida pela seguradora para acompanhamento de emissão da apólice.
  • Apólice: cadastro de apólice emitida pela seguradora.

Durante este processo de venda, muita coisa pode acontecer e em todos eles você deverá tomar uma ação, a seguir listamos alguns exemplos apenas para efeito didático:

  • O segurado não lhe responde mais e você ainda precisa coletar dados para realizar o orçamento. -> Ação:  Rejeitar perfil -> Motivo: Impossibilidade de cotação
  • Você atrasou em seus contatos e não pôde orçar o seguro à tempo. -> Ação:  Rejeitar perfil -> Motivo: Atraso no orçamento
  • O segurado não gostou do seu orçamento apresentado e fechou com um concorrente. -> Ação:  Rejeitar orçamento -> Motivo: Concorrência
  • O segurado estava apenas especulando o preço de um seguro com você. -> Ação:  Rejeitar orçamento -> Motivo: Especulação
  • A proposta foi rejeitada pela seguradora porque ela rejeitou o risco -> Ação:  Rejeitar proposta -> Motivo: Seguradora rejeitou o risco
  • A proposta foi rejeitada por falta de pagamento do segurado -> Ação:  Rejeitar proposta -> Motivo: Falta de pagamento
  • O segurado desistiu do seguro antes da apólice ser emitida -> Ação:  Rejeitar proposta -> Motivo: Desistência do segurado
  • O segurado deseja cancelar a apólice -> Ação:  Rejeitar apólice -> Motivo: Intenção do segurado
  • A apólice foi cancelada por falta de pagamento -> Ação:  Rejeitar apólice -> Motivo: Falta de pagamento

Os exemplos acima demonstram que realmente muita coisa pode acontecer durante um processo de venda. Especificamente neste artigo, não iremos tratar destas situações adversas, mas tratar de um processo de venda em que tudo deu certo e de etapa em etapa.

1) Perfil: coleta dos dados 

Nesta etapa você preencherá todos os dados que você precisa coletar para posteriormente apresentar um orçamento para seu cliente ou prospecto. No sistema da Setup Solutions os formulários desta etapa são customizados conforme o ramo escolhido, isso significa que se você selecionar o ramo Automóvel, você verá perguntas no formulário que são importantes para a cotação de um seguro automóvel; se você selecionar residência, o formulário será outro; e assim por diante.

Vale ressaltar que a maioria dos campos não são obrigatórios, mas são importantes de serem preenchidos caso você queira guardar informações importantes para sua cotação. De qualquer maneira, caso você não preencha algum campo obrigatório, você será notificado em sua tela e impedido de continuar. Além disso, nos campos importantes e/ou obrigatórios, você notará um ponto de interrogação que ao colocar o mouse em cima, você poderá ler uma explicação do mesmo.


Os perfis possuem os seguintes status:

  • Aguardando revisão: perfil que ainda está aguardando coleta de dados (perfil que não foi completamente revisado)
  • Aguardando orçamento: perfil que já foi completamente revisado e agora aguarda um orçamento por parte de sua corretora
  • Orçamento enviado: perfil que já possui um orçamento criado
  • Rejeitado: perfil que foi rejeitado 

Estes status se alternam conforme você responder a última pergunta que consta no perfil, que é a que mostramos na imagem a seguir:


Sendo assim, após preencher os campos do perfil, basta clicar em "Gerar novo perfil" e então seu perfil será criado dentro do processo. Feito isto, você terá o processo listado em seu Fluxo de trabalho -> Visão geral e poderá acompanhar quais processos estão aguardando revisão ou orçamentos (á realizar).


2) Orçamento: criação da apresentação ao cliente e negociação

Na etapa do orçamento você criará uma apresentação das cotações realizadas e listar juntamente os principais benefícios / coberturas em uma tabela que chamamos de tabela descritiva. Tal orçamento será apresentado através de seu site institucional e seu segurado receberá um link exclusivo e privado por e-mail para visualizar sua cotação em seu site.

Ao criar o orçamento, você deverá selecionar o perfil vinculado (1), apresentar quantas seguradoras quiser clicando no botão [+] (2) e preenchendo as informações, e poderá destacar uma melhor opção (3). 


E em sua tabela descritiva, você terá condições de especificar as coberturas e/ou benefícios, segue um exemplo:


Terminando de preencher tudo, basta clicar em "Gerar novo orçamento" e você terá criado um novo orçamento para o perfil que você havia criado anteriormente. Feito isto, significa que você estará em negociação com seu segurado, e o ideal, é que você envie este orçamento por e-mail para seu segurado, para que ele possa analisar sua cotação e lhe dar um retorno.


Os orçamentos possuem os seguinte status:

  • Em negociação: aquele que você ainda está aguardando um posicionamento/resposta do segurado
  • Aceito: aquele que você já informou uma proposta no sistema
  • Rejeitado: aquele que por algum motivo o segurado rejeitou seu orçamento

Adicionalmente, os orçamentos em negociação apresentam um sub-status, que são os seguintes:

  • Não visualizado: orçamento que ainda não foi acessado no site pelo seu segurado
  • Visualizado: orçamento já acessado no site pelo seu segurado (se configurado, você é notificado por e-mail quando isto acontece)
  • Quer contratar: orçamento que seu segurado informou pelo site que deseja contratar (se configurado, você é notificado por e-mail quando isto acontece)
  • Quer negociar: orçamento que seu segurado informou pelo site que deseja negociar (se configurado, você é notificado por e-mail quando isto acontece)

Em seu Fluxo de trabalho, você poderá acompanhar a listagem de todos os processos que estão em negociação e os respectivos status, conforme a imagem a seguir: 


3) Proposta: baixa da proposta emitida pela seguradora e acompanhamento

Assim que seu cliente informar que deseja contratar o seguro, você acessará o site da seguradora e prosseguirá com a transmissão da proposta. Feito isto, você deverá baixar a proposta no sistema para que você possa aguardar e acompanhar a emissão da apólice. Nesta etapa, o formulário é bem intuitivo e você terá a opção de anexar o PDF para guardá-lo no sistema e também enviar a proposta por e-mail para seu segurado. No caso do ramo Automóvel, você poderá usar o leitor de PDF, para facilitar o preenchimento do formulário.

As propostas possuem os seguintes status:

  • Pendente: proposta que está aguardando emissão da apólice 
  • Aceita: proposta que já teve a apólice emitida e baixada no sistema
  • Rejeitada: proposta que foi rejeitada por algum motivo pela seguradora

Em seu Fluxo de trabalho, você poderá acompanhar as propostas que estão pendentes de emissão.


4) Apólice: baixa da apólice emitida pela seguradora

Assim que a apólice for emitida, você deverá baixar a apólice no sistema. O procedimento é bem semelhante a etapa da proposta, e da mesma forma, você poderá anexar o PDF e envia-lo por e-mail para seu segurado. Além disso, também no caso do ramo automóvel, você poderá usar o leitor de PDF para facilitar o preenchimento do formulário.

Após a adição da apólice, o processo não constará mais em seu Fluxo de trabalho, pois o processo de venda estará concluído. Entretanto, caso você queira consultar suas apólices, você poderá acessar o menu "Apólices" na lateral esquerda.

Processo de venda finalizado!

Pronto! o básico e essencial de seu processo de venda foi finalizado. Isso significa que você já aprendeu como funciona os processos e um pouco sobre o Fluxo de trabalho.

A partir de agora, os acompanhamentos do processo são feitos mais na área financeira, mas não abordaremos este tema neste artigo, mas em outros artigos desta Central de Ajuda.